Publicado por: blogdatatinha | março 30, 2010

The Yardbirds – “o blues britânico”

The Yardbirds foi uma das mais importantes bandas de blues da Inglaterra nos anos 60. Além da qualidade do seu trabalho, ficou famosa por ter tido na sua formação ao longo do tempo, sucessivamente, Eric Clapton, Jeff Beck e, depois, Jimmy Page antes de fundar o Led Zeppelin. O grupo surgiu em Londres em 1963, mas só tornou-se conhecido quando Clapton entrou para a banda.

Nesta época, segundo o próprio Eric Clapton, eram cinco os integrantes que compunham o grupo: Keith Relf nos vocais e gaita, Cris Deja na Guitarra Base, Paul Samwell-smith no Baixo e Jim McCarty na Bateria. (Clapton, 2007,pg 57).

Fazendo covers do blues de Chicago, mas também investindo num estilo próprio, o Yardbirds chegaram as paradas inglesas com a canção “For your love” (1964), que investia num estilo mais pop. Isto desagradou a Eric Clapton, na época um purista do blues, que deixou a banda. Em seu lugar entrou Jeff Beck, que levou o grupo para uma “guinada” psicodélica e em 1966, Jimmy Page foi convidado para entrar no grupo. Pouco depois, Beck saiu e Page assumiu a liderança do conjunto. A síntese “blues-rock” de 1965-1966 chamou a atenção da crítica, mas não conseguiram grande sucesso comercial.

As divergências sobre que rumos a banda deveria tomar ocasionaram o seu fim. Jimmy Page ainda formaria em 1968 o New Yardbirds, banda que, mais tarde, mudaria seu nome para Led Zeppelin.


Responses

  1. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by rodrigoovieira: RT @tatavanda: @BETOLARANJEIRA @prtristao @EduardoCBraga @Flavorito_fl @facharhoffman Blues p/iluminar o dia…http://wp.me/pQFVM-2A

  2. Adoro Clapton!!!

    Bela Terça pra vc querida!!!

    Beijuuusss!!!

  3. Nossa eu tinha esquecido desta banda. Boa lembrança. Parabens. Adoro.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: