Publicado por: blogdatatinha | março 31, 2010

Jackson Five – Stevie Wonder

Eu sempre fui apaixonada pela black music, sou incapaz de ficar parada ouvindo estas maravilhas. Quando ouvi falar pela primeira vez sobre a Motown fique curiosa e fui atrás para decobrir a história e principalmente quem eram os seus artistas, desde então virei fã de carteirinha. Para quem não sabe, a Motown é uma gravadora americana, fundada em 1959 por Berry Gordy Jr na cidade de Detroit, que por causa das montadoras era conhecida como Motor Town, a redução deste apelido deu nome a gravadora.

Nos anos 60 foi a mais bem sucedida na criação daquilo que se tornou conhecido como O Som da Motown, um estilo de “soul” bem característico, com o uso de instrumentos como pandeiros, baterias e instrumentos do “rhythm and blues” além de um estilo de ‘canto-e-resposta’ (com a repetição, por parte do coral, de frases inteiras ou palavras de alguns versos) originário da música gospel. O “som da Motown” também é marcado pelo uso de orquestração e instrumentos de sopro, por harmonias bem arranjadas e outros refinamentos de produção da música pop, e é considerado precursor da Era Disco dos anos 70.

Apesar de terem existido músicos negros norte-americanos de grande sucesso antes dos anos 60, incluindo Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, e Chuck Berry, a Motown foi a mais importante lançadora de artistas negros desde seu surgimento até o surgimento do chamado “hip hop”. Foi também a primeira a lançar músicas que deixavam de lado o puro e simples lirismo e mergulhavam também em temas socio-políticos.

Foi também a criadora dos chamados ‘girl groups’, como Martha & the Vandellas e The Supremes. Seus artistas eram vestidos, penteados e coreografados de modo impecável, para exibições ao vivo nas tevês e shows. Deveriam, para a gravadora, funcionar como uma espécie de “embaixadores” para outros artistas negros norte-americanos em busca de sucesso.

Hoje quero mostrar dois vídeos que eu adoro, os fantásticos Jakckson Five e o genial Stevie Wonder, espero que gostem e divirtam-se muito ouvindo.


Responses

  1. Realmente Motown se agrega as definições de black music no dicionário.
    Quanto aos vídeos, 2 reis da black music e muito bom para começar o dia.

    Parabéns!

    • Oi querido, vc andava sumido do meu twitter, fiquei feliz por voce ter gostado.Bjs

  2. Black Music ‘de raiz’ msm… sou eclético,mas aprecio e curto bastante essas pérolas da época! Não vivi a época,mas ainda hj me pego curtindo as belas musicas. Ninguém ficava parado!

    E são bons pra finalizar bem o dia tb,pq só agora li seu tweet c/ a indicação! Obg e q continue!Muito bom gosto!

    Bjs ;**


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: